logo Seac RJ

Área do Associado

Rio de Janeiro

Pão de açúcar vista da praia do botafogo

Arcos da Lapa

Rio de Janeiro Brasil

Cristo Redentor

Rio de Janeiro Brazil

50 anos Seac RJ
facebook twitter

Artigos

FACILITIES & BUSINESS - FACILIDADES E NEGÓCIOS...

Temos sido consultados com certa freqüência a respeito da implantação de sistemas de facilities nas empresas prestadoras de serviços de limpeza, e entendemos ser um caminho que muitas organizações estão trilhando, sem os devidos cuidados, o que pode comprometer a atividade inicial, do asseio e conservação.

Sendo facilities, a aplicação de mão de obra especializada e dedicada para serviços in-house corporativos, tem sua execução pela reunião de serviços e valores que, se bem integrados e racionalizados, podem reduzir os custos e aprimorar a qualidade global da organização. Esta frase representa bem as idéias do que deve ser uma gestão bem sucedida das atividades de infra-estrutura de uma empresa e pode ser resumida em apenas uma palavra: facilities.

Com muitas definições e enfoques, nada mais é do que uma terceirização ampla e integrada, onde um único provedor se torna responsável por uma gama maior de serviços. A verdade é que, em médio prazo, a tendência é que haja uma migração natural do modelo de contratação atual para o facilities, que cada dia mais se consolida como uma solução eficaz e otimizada.

Estamos sendo consultados com muita freqüência a respeito do Gerenciamento Integrado de Facilities, que é a gestão dos serviços relacionados à infra estrutura predial e à atividade do cliente, seja num escritório corporativo, estabelecimento de saúde, ou parque industrial. Entre os setores gerenciados, podemos citar manutenções técnicas de instalações, gerenciamento de ambientes críticos, estrutura de telecomunicações, limpeza, segurança, paisagismo, gerenciamento de utilidades e serviços de suporte (expedição, compras, reprografia, recepção, copa, entre outros).

Através da área de Gerenciamento Integrado de facilities, acontece a substancial melhora da relação entre custos operacionais e performance das instalações, aplicando técnicas e conhecimento (best practices) desenvolvidas através do gerenciamento de necessidades. A implantação do conceito de facilities apresenta eficiência, economia e melhoria contínua, pois a atuação é acima de tudo com profissionais capacitados. Temos tido êxito nas formatações apresentadas pela Consultoria, através de muita simplicidade aliada ao conceito de necessidade versus oportunidade.

Neste molde, as empresas atuantes em facilities, proporcionam aos altos executivos contratantes, o gerenciamento das instalações, para que funcionem impecavelmente, permitindo às organizações se focarem ainda mais nas estratégias que contribuem para o cumprimento das metas comerciais e financeiras. No mundo real, é enorme o gasto de tempo no gerenciamento de tarefas operacionais, e temos apresentado a várias empresas solicitantes, sugestões de como operar sua infra estrutura com máxima eficiência, segurança e conforto, reduzindo drasticamente os custos do processo.

O gerenciamento agregado de facilities apresenta freqüentemente, uma queda de 30%, ou mais, nas despesas de operações dos clientes, o que torna a fidelização uma constante. É importante lembrar que o método parte das fusões de serviços, providências e atividades, indispensáveis à qualidade do ambiente de trabalho, para que os contratantes mantenham o objetivo na atividade final proposta.

O negócio engloba na plenitude a manutenção predial, incluindo áreas elétricas, hidráulicas, reparação civil, segurança contra incêndios, e outras tantas, sendo catalisadora das necessidades dos clientes e a viabilizadora de serviços junto a terceiros. A gestão deste sistema, tem como objetivo possibilitar a melhoria continua de processos nos serviços que os terceirizados se propõe a executar, e a excelência no resultado final produzido por cada um dos prestadores de serviços.

Temos percebido nessa modalidade de atuação, que o cliente muitas vezes transfere de modo completo para a executora de facilities, a gestão de todos os terceirizados contratados, e as empresas que contratam esta metodologia buscam:

• Ter um foco maior no seu core business;

• Redução de custos;

• Criar melhores resultados no conjunto de ações da empresa.


As executoras de facilities funcionam como guardiãs para a empresa contratante, da qualidade dos serviços terceirizados, por meio de um monitoramento sistemático e disciplinado dos serviços, visando produzir controles e feedback da execução dos níveis de serviço e das metas a serem alcançadas, e não somente uma executora de serviços considerados "quebra galhos".


Osmar Viviani
www.consulimp.net
http://consulimp.blog.terra.com.br.