logo Seac RJ

Área do Associado

Rio de Janeiro

Pão de açúcar vista da praia do botafogo

Arcos da Lapa

Rio de Janeiro Brasil

Cristo Redentor

Rio de Janeiro Brazil

50 anos Seac RJ
facebook twitter

Artigos

AUMENTO DAS VENDAS COM A SUSTENTABILIDADE

Diz-se que uma empresa é sustentável quando satisfaz plenamente suas necessidades de forma a preservar as condições para que as gerações futuras também o façam.

Da mesma forma, as atividades desempenhadas por estas organizações não podem interferir prejudicialmente nos ciclos de renovação da natureza e nem destruir os recursos privando as gerações futuras.

Portanto, como podemos aplicar a sustentabilidade ambiental nos serviços de limpeza?

Basta que a operação mesmo favorável à natureza, esteja emoldurada no conceito de sustentabilidade, sendo alinhada a alguns parâmetros básicos como:

Ser ecologicamente correta; economicamente viável; socialmente justa e culturalmente aceita.

Assim, os serviços baseados nessas premissas e enquadrados no conceito sustentável devem ser capazes de impactar positiva e imediatamente nos grupos humanos.

Através da interligação entre as atividades operacionais e a qualidade de vida das pessoas afetadas, devemos priorizar o uso racional dos recursos ambientais e o trato dos resíduos decorrentes da nossa atividade.

Atualmente percebemos a crescente preocupação dos clientes (públicos e privados) com o assunto, exigindo providências e apoiando as iniciativas dos prestadores de serviços, para que o impacto causado com a geração residual das operações seja o menor possível.

Está sendo bastante difundida a idéia da "preferência comercial", por empresas prestadoras de serviços que sigam os métodos e sistemas do conceito sustentável. Esta preocupação tende a aumentar significativamente, e será um dos pontos favoráveis para as contratações.

Assim sendo, monta-se o quadro com as forças necessárias e reunindo condições favoráveis para a criação, o fomento e a consolidação de uma visão consciente das questões ambientais e o impacto dos serviços de limpeza.

Antes de tornar-se um impeditivo, a sustentabilidade tem tudo para tornar-se aliada poderosa na comercialização destes serviços, bem como na construção da imagem positiva das empresas que adotarem essa visão, porém o grande entrave para a criação desta "visão sustentável" no setor de Serviços de Limpeza e Conservação, é a enorme dificuldade em relação aos custos, ainda elevados, de determinados elementos que permitirão o enquadramento da operação no conceito da sustentabilidade.

Essas dificuldades podem criar no empresariado, a equivocada idéia de que, se elevarem seus custos operacionais, os possíveis benefícios advindos do enquadramento no conceito de sustentabilidade não serão suficientes para proporcionar uma recuperação rápida do capital investido ou mesmo, gerar um prejuízo final.

No entanto, essa é uma visão distorcida e que acontece pela pouca cultura sustentável no Brasil, e felizmente, esta postura vem se modificando, com o sucesso dos serviços baseados no critério sustentável, contribuindo significativamente para a mudança dessa mentalidade, e ampliando cada vez mais os investimentos aplicados a esses conceitos..

Osmar Viviani
www.consulimp.net
http://consulimp.blog.terra.com.br.